Administração

MISSÃO

Da Instituição Formar profissionais cidadãos criativos e reconstrutivos, garantindo-lhes amplo conhecimento, pela valorização dos processos gerenciais, pelo desenvolvimento da capacidade cognitiva, afetiva, física e social. Do Curso de Administração Formar administradores competentes e habilitados para atuar em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, com valores éticos, democráticos e sociais, aptos a enfrentar desafios e promover mudanças organizacionais em função do seu crescimento e da sua competitividade num ambiente global e comprometido com o desenvolvimento sustentável do País, da região Nordeste e do Maranhão, em especial.

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral Formar administradores competentes e habilitados para atuar em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, com valores éticos, democráticos e sociais, aptos a enfrentar desafios e promover mudanças organizacionais em função do seu crescimento e da sua competitividade num ambiente global e comprometido com o desenvolvimento sustentável do País, da região Nordeste e do Maranhão, em especial.

Objetivos Específicos

I Preparar pessoal qualificado para analisar a conjuntura sócio-econômica na perspectiva de criação, redimensionamento e/ou ampliação de negócios;

II Propiciar ao alunado do curso o conhecimento e o reconhecimento das estruturas que interagem, positiva ou negativamente, com os sistemas produtivos;

III Oferecer oportunidade aos alunos de colocarem em prática, na própria IES e junto à comunidade, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, através da convivência diária com questões ligadas à gestão e nas organizações escolhidas como áreas de estágio curricular supervisionado;

IV Formar profissionais conscientes do seu papel social de compromisso permanente com o desenvolvimento sócio-econômico da região e do País;

V Formar profissionais aptos a expandir os níveis de competitividade organizacional diante o dinamismo das mudanças nos âmbitos interno e externo às organizações.

VI Capacitar o discente a enfrentar os desafios e as características locais e regionais e do próprio mercado de trabalho, levando em consideração a função social que deve exercer, através de formação sólida que lhe propicie embasamento de cultural geral, complementando a visão holística em sua dimensão humanística e técnica.

VII Preparar o aluno para atuar como gestor, participando em decisões, estratégias e contingências, buscando estabelecer vantagens competitivas no mercado globalizado, diante às mudanças impostas pelo ambiente.

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular do curso contempla disciplinas cujos conteúdos revelam a inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio através da utilização de tecnologias inovadoras e atendendo aos campos interligados de formação.

Curso de Graduação em Administração – Bacharelado
Regime: Seriado Semestral

 

1º PERÍODO - DISCIPLINAS

H/AULA

1

Fundamentos de Marketing

80

2

Organização e Planejamento de Recursos Humanos

80

3

Princípios de Finanças

80

4

Pesquisa em Administração

80

5

Fundamentos da Gestão Organizacional

80

 

Sub-Total

400

2º PERÍODO - DISCIPLINAS

H/AULA

1

Evolução do Pensamento em Administração

80

2

Fundamentos de Matemática

80

3

Tecnologia da Informação

80

4

Fundamentos da Contabilidade

80

5

Teoria Social e Organizações

40

6

Filosofia da Ciência

40

 

Sub-Total

400

3º PERÍODO - DISCIPLINAS

H/AULA

1

Estatística

80

2

Processos Organizacionais

80

3

Economia

80

4

Contabilidade Gerencial e de Custos

80

5

Administração de Marketing

80

 

Sub-Total

400

4º PERÍODO - DISCIPLINAS

H/AULA

1

Direito Empresarial

80

2

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

80

3

Psicologia Organizacional

80

4

Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas

80

5

Administração do Terceiro Setor

80

 

Sub-Total

400

5º PERÍODO - DISCIPLINAS

H/AULA

1

Administração Financeira e Orçamentária

80

2

Administração de Sistema de Informação

80

3

Administração da Produção

80

4

Administração Pública

80

5

Direito Previdenciário e Trabalhista

80

 

Sub-Total

400

6º PERÍODO - DISCIPLINAS

H/AULA

1

Planejamento Tributário

80

2

Administração Estratégica

80

3

Administração de Varejo e Serviços

80

4

Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios

80

5

Comportamento Organizacional

80

 

Sub-Total

400

7º PERÍODO - DISCIPLINAS

H/AULA

1

Comércio Exterior

80

2

Finanças Corporativas

80

3

Jogos Empresariais

80

4

Logística Empresarial

80

5

Estágio Supervisionado I

 

 

Atividades no Estágio

180

 

Aulas Ministradas e Orientação em Sala

60

6

Trabalho de Curso I

 

 

Desenvolvimento do Projeto

30

 

Aulas Ministradas e Orientação em Sala

60

 

Sub-Total (1)

650

8º PERÍODO - DISCIPLINAS

H/AULA

1

Gestão de Projetos

80

2

Consultoria Organizacional

80

3

Tópicos Especiais em Administração

80

4

Optativa

80

5

Estágio Supervisionado II

 

 

Atividades no Estágio

180

 

Aulas Ministradas e Orientação em Sala

60

6

Trabalho de Conclusão de Curso II

 

 

Desenvolvimento do Projeto

30

 

Aulas Ministradas e Orientação em Sala

60

 

Sub-Total

650

 

 

 

1

Atividades Complementares (ao longo do curso)

180

 

Sub-Total

180

 

TOTAL

3880

SISTEMA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A FAENE aplicará uma série de estratégias didáticas, com o intuito de promover a formação do aluno no que tange às habilidades, competências e capacidades essenciais para sua atuação. A análise de estudos de casos de aprofundamento ou de tomada de decisão e a iniciação científica através da elaboração de artigos, utilizadas pela Instituição nas disciplinas profissionalizantes e seminários nas outras disciplinas, visam alcançar três dimensões da formação:

I. Primeiro, a análise de situações práticas motiva os alunos a pesquisarem, associando imediatamente teoria e prática, numa situação sem a pressão e as conseqüências de uma decisão real e contando com a orientação do professor.

II. Segundo, a reflexão pessoal e grupal, associada à pesquisa bibliográfica, que leva diretamente a uma ampliação do campo de percepção do aluno, possibilitando uma análise fundamentada e crítica.

III. Terceiro a pesquisa, a reflexão, a discussão como elementos que têm sua conclusão no momento da elaboração dos relatórios de estudo de caso, na formulação científica do artigo e na construção dos seminários, momento importante de formação pessoal, moral, profissional e acadêmica do aluno.

Outro meio a ser utilizado para contribuir na formação integral dos nossos alunos será a extensão, que através do Programa PROJETO DOAR, envolverá atividades sociais em comunidades socialmente carentes da região metropolitana de São Luís, bem como em municípios vizinhos, e possibilitará:

  • A participação do aluno junto às comunidades, viabilizando um contato direto com a realidade sócio econômico e cultural do Maranhão.
  • O desenvolvimento da sensibilidade social, ecológica e política do alunado.
  • A ampliação das perspectivas profissionais – em especial no campo da economia solidária e do terceiro setor.
  • O delineamento das contribuições da administração para com desenvolvimento local e sustentável.
  • A apreensão de necessidades além do ambiente da organização – privado ou público – tradicional.
  • A experiência da gestão de interfaces – microempresa, setor público, agências financiadoras e mercados emergentes.
 


#Relacionadas

Logística

Continue lendo...

Documentos Disponíveis

Continue lendo...

contato@faene.com.br
São Luis: 98 3302 5953
Imperatriz: 99 98465 9888
Parauapebas/Marabá: 94 98411 6378

Mídia sociais

© 2020 Faene
Desenvolvido por W2 Websites