“Iniciativas como essa ajudam a qualificar o mercado”, diz empresário Lula Fylho sobre MBA da Faene

A Faculdade de Negócios Faene lançou, em parceria com o Blue Tree Hotel, o inédito MBA ‘Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem’, que terá duração de 20 meses e corpo docente formado por professores convidados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. As aulas teóricas acontecerão na sede da instituição, no bairro Angelim, enquanto as práticas serão realizadas no Blue Tree.

Entre os professores do quadro está o empresário Lula Fylho, mestre em Administração, pós-graduado em Didática do Ensino Superior, Gestão de Pessoas, Liderança e Gestão Pública. Lula ministrará aula sobre bares, restaurantes e afins.

Nesta entrevista, Lula, que é proprietário do Por Acaso e do Restaurante Casa de Juja, fala sobre a satisfação em participar do projeto e sobre o setor de bares e restaurantes, no qual empreende há alguns anos na capital maranhense:

Como você recebeu o convite para integrar o corpo docente do MBA Negócios em Gastronomia, Eventos e Hotelaria?
Lula Fylho - Recebi o convite com muito entusiasmo. Toda iniciativa que vise melhorar o know-how de empreendedores e profissionais do nosso setor terá meu apoio irrestrito. Achei muito ousada a atitude de investir em um segmento que gera muito emprego, mas não possui tradição do empreendedor buscar qualificação por conta de agenda sempre lotada e presença sempre constante dentro do seu estabelecimento.

Na sua opinião, qual a importância de um curso como esse para o Maranhão?
Lula Fylho – Iniciativas como essas ajudam a qualificar o mercado. Com isso, ajudam a melhorar a prestação de serviços na capital. Isso produz uma alavanca de eficiência e impulsiona outras cidades a buscarem construir soluções parecidas.

Qual seria o maior desafio na gestão de bares e restaurantes em sua opinião?
Lula Fylho – São inúmeros os desafios, mas posso citar alguns clássicos: recrutar, capacitar e reter mão de obra de qualidade. O setor de gastronomia é grande empregador de mão de obra inexperiente, primeiro emprego, faixas etárias mais elevadas. Isso exige constante capacitação. Outro grande desafio é conciliar a operação com a gestão. Muitos empreendedores são cozinheiros, garçons, etc. Eles sabem atender e cozinhar bem, mas não entendem muito de gestão. Isso faz com que a parte financeira seja um grande problema para a maioria dos empreendedores.

Quais exemplos você daria como projetos vitoriosos, no que se refere a outros estados do Brasil nessa área?
Lula Fylho – A Escola de Bares e Restaurantes da Abrasel tem capacitado muitos profissionais. Bem como o Senac, formando excelente mão de obra em várias cidades do país.

Quais seriam os principais empecilhos enfrentados pelos empresários do setor de bares e restaurantes atualmente no Maranhão?
Lula Fylho – São vários, desde carga tributária alta, escassez de mão de obra qualificada, sazonalidade, grande período de chuvas, dificuldade de fidelização de clientes, constantemente novos negócios abrindo, dentre outros.

Como você visualiza esse cenário em dez anos?
Lula Fylho – Nós teremos um turismo cada vez mais consolidado. O São João pode se caracterizar como um grande produto nacional e os Lençóis Maranhenses como desejado destino nacional e internacional. Será necessário correr com capacitação e estar preparado para atender a uma demanda crescente de público mais exigente.

Quais suas considerações finais?
Lula Fylho – Da mesma forma que existem muitos entraves no setor, hoje é um dos mais fáceis de abrir, pois exige pouco investimento em alguns casos. Na outra ponta, temos excelentes casas que fizeram investimentos milionários e grandes redes já de olho na cidade. Isso vai exigir profissionalização do setor. Quanto mais preparados estivermos, mais conseguiremos usufruir dos benefícios que o setor pode proporcionar.


#Relacionadas

Expo Indústria: Ricardo Carreira ministra palestra sobre desafios da hotelaria no Maranhão

A Expo Indústria Maranhão 2023, encerrada com chave de ouro no último domingo (12), no Multicenter Negócios e Eventos, foi marcada, também, por diversos debates em torno de diferentes assuntos ligados ao desenvolvimento do Maranhão.  

Continue lendo...

Faene dá início a atividades do segundo semestre

São Luís - A Faculdade de Negócios Faene, no bairro Angelim, dá início, esta semana, às aulas do segundo semestre para as turmas dos cursos de graduação em Administração e de Logística. A abertura aconteceu com a participação dos corpos docente e discente.  

Continue lendo...

Luciano Mamede ministrará curso sobre licitações e contratos na Faene

O professor doutor Luciano Mamede é quem ministrará o Curso de Extensão Licitações e Contratos, aplicado à Lei 14.133 (nova legislação), a ser oferecido pela Faculdade de Negócios Faene, instalada no bairro Angelim. 

Continue lendo...

contato@faene.com.br
São Luis: 98 3302 5953
Imperatriz: 99 98465 9888
Parauapebas/Marabá: 94 98411 6378

Mídia sociais

© 2020 Faene
Desenvolvido por W2 Websites