MBA EM ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO

ORGANIZAÇÃO DO CURSO

  • Coordenação Acadêmica - FAENE - mantida Excellence Ensino Superior
  • Certificação - FAENE – Faculdade de Negócios – Credenciada Portaria 656
  • O curso está adequado à Portaria 01/2007 da CES / MEC
  • Coordenação de Curso: Prof. Msc. Ricardo Carreira

2 – APRESENTAÇÃO
O MBA em Engenharia da Manutenção, aborda conhecimentos teóricos e práticos de todas as ferramentas de Gestão aplicadas a área de Manutenção. Enfatizando a integração entre os diversos sistemas da Organização.

O Curso está divido em 03 Eixos de Formação:

  • Formação Gerencial
  • Formação Aplicada
  • Formação Específica

3 - OBJETIVOS
Promover conhecimentos teóricos e práticos de administração, gerência, planejamento, controle e execução de Manutenção, associados às técnicas e procedimentos alinhados com as diretrizes dos sistemas da qualidade, otimização de custos e gestão de recursos, contribuindo para sua adequação aos preceitos da sustentabilidade.

A QUEM SE DESTINA

  • Gerentes, técnicos e profissionais comprometidos com a busca de melhorias de produtividade e qualidade em seus ambientes de trabalho.
    Profissionais que atuam ou pretendam atuar em níveis gerenciais de organizações relacionados com as áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho.
  • Profissionais da indústria graduados em engenharia, administração e cursos afins, que atuam ou pretendem atuar em atividades de gestão estratégica da manutenção.
  • Programadores, Coordenadores, Analistas e Supervisores de Manutenção, Operação e setores afins que tenham por objetivo elevar sua formação acadêmica.

5 – REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO
Solicitar reserva pelos telefones – (98) 2109-8000 ou pelo e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Documentos obrigatórios:
1. Cópia diploma de graduação ou original de declaração de conclusão
2. 01 foto 3 x 4 recente
3. Cópias identidade, CPF e comprovante de residência
4. Preenchimento formulários de matrícula
5. Comprovante de pagamento matrícula
6. Comprovante de renda
7. Currículo digital

Caso não exista comprovação de renda deve ser indicado fiador com os seguintes documentos:
1. CPF e RG
2. Comprovante de renda

6 – AVALIAÇÕES DE APRENDIZAGEM

  • Cada disciplina terá sua avaliação regimental
  • Cada aluno deverá produzir pelo menos um artigo científico nos padrões da escola de negócios
  • Durante as aulas serão feitas atividades e pontuada assiduidade e participação
  • Além das avaliações por disciplina, ao final do curso deverá ser defendido em banca um dos artigos científicos produzidos
  • O curso está adequado à Portaria 01/2007 da CES do MEC.

FORMATO E PROGRAMAÇÃO
CARGA HORÁRIA Mínima : 380 horas aula
DURAÇÃO: até 24 meses
HORÁRIOS DE AULA: Quinzenalmente ou mensalmente conforme abaixo:

SÃO LUÍS:
Quinta e Sexta – das 19hs às 22h30
Sábado – 08:00 às 18:30 horas (com intervalo para o almoço)
Ou Segunda, Terça, Quarta e Segunda – das 19hs às 22h30

IMPERATRIZ:
6ª. Feira – 19hs às 22h30
Sábado – 8hs às 18hs (com intervalo para o almoço)
Domingo - 8hs às 12hs

DISCIPLINAS

  • Gestão de Pessoas 20 h
  • Estratégias Empresariais 20 h
  • Gestão de Projetos 20 h
  • Metodologia da Pesquisa Científica 20 h
  • Fundamentos de Logística 20 h
  • Finanças Corporativas 20 h
  • Estatística aplicada 20 h
  • Gestão de Custos 20 h
  • Segurança, Saúde e Meio Ambiente 20 h
  • Sistemas da Qualidade 20 h
  • Administração , Planejamento e Gestão da Manutenção 20 h
  • Técnicas Modernas de Manutenção Preventiva 20 h
  • Gestão da Capacidade de Produção e Manutenção 20 h
  • TPM - Manutenção Produtiva Total 20 h
  • Método para Análise de Falhas 20 h
  • Manutenção Centrada na Confiabilidade 20 h
  • Matemática Financeira 20 h
  • Gestão de Processos e Indicadores de Desempenho 20 h
  • High Performance Management - HPM 20 h
  • Carga Horária do Curso 380 h
  • Docência no Ensino Superior (opcional) 60 h

DESCRITIVO DAS DISCIPLINAS

9.1 - Gestão com Pessoas

Mudanças comportamentais. Aprendizagem e comportamentos organizacionais. Ética aplicada às relações de trabalho. Comunicação. Motivação. Liderança como essência
da gestão. Formação e desenvolvimento de equipes.

9.2 – Estratégias Empresariais Planejamento/gerenciamento estratégico: conceitos, processos e escolas.

Desenvolvimento de visão estratégica. Análise de setor industrial e de posição competitiva. Modelo SWOT. Estratégias competitivas genéricas. Análise da concorrência. Gestão de portifólio e alocação de recursos. Desenvolvimento da estratégia corporativa, de negócios (SBU) e funcional. Metodologia para desenvolvimento de estratégia de negócios.

9.3 – Gestão de Projetos

Definição de projeto. Contexto e evolução do gerenciamento de projetos. As áreas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMBoK: iniciais, de planejamento, de execução, de controle e de encerramento. ciclo de vida dos projetos. Estruturas analíticas de projetos (EAP). Diagrama de Gantt. Método PERT/CPM. Caminho crítico. Cronograma físico e financeiro. Alocação de recursos humanos e financeiros.
Planejamento, acompanhamento e controle de projetos. Lições aprendidas.

9.4 – Metodologia da Pesquisa Científica Princípios da Metodologia científica para elaboração de trabalhos acadêmicos.

Métodos de pesquisa. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de anteprojetos, projetos e trabalhos finais de produção acadêmica.

9.5 – Fundamentos de Logística
Análise conceitual da função Logística. A convergência das diversas formas de Logística integradas no âmbito empresarial, interno e externo. A integração da cadeia
logística. Gerenciamento global do fluxo logístico. Benchmarking na cadeia de suprimentos: as organizações líderes. Gestão de suprimentos em organizações
públicas

9.6 – Finanças Corporativas

Conceito e objetivo do planejamento financeiro na empresa. Determinação da
necessidade de capital de giro do negócio. Análise das origens da falta de recursos e dos desequilíbrios financeiros. Aplicação prática da gestão do planejamento
financeiro na empresa. O fluxo de caixa como instrumento de gestão de negócios.
Princípios e Métodos de avaliação de investimentos – pay back.Valor presente líquido. Taxa interna de retorno. Índice de lucratividade.

9.7 – Estatística Aplicada

Probabilidade - Lei Binominal de Probabilidade - Regressão Linear - Método dos Mínimos Quadrados - Distribuição Normal - Distribuição Exponencial - Distribuição de Weibull - Aplicações Práticas.

9.8 – Gestão de Custos

isão gerencial dos custos. Classificação dos custos: diretos x indiretos, fixos x variáveis. Custos para determinação do lucro. Custos para planejamento e controle das operações. Custos para tomada de decisões. Custeio por absorção x custeio direto ou variável. Análise custo – volume – lucro: margem de contribuição, ponto de equilíbrio (break-even). Determinação dos pontos de equilíbrio: contábil, econômico e financeiro. Metodologias de apropriação de custos: por processo e ordem de serviço Sistema de custeio por atividade (ABC). Formação de preços.

9.9 – Segurança, Saúde e Meio Ambiente

Conceitos básicos sobre Normalização e Gestão. Tipos de normas e de certificação (produtos e sistemas). Evolução da gestão ambiental. As normas série ISO 14000.
Implementação e operação de sistema de gestão ambiental - SGA. Normas da Segurança e Saúde Ocupacional e de Responsabilidade Social. Sistema Integrado de Gestão. Modelo geral: requisitos comuns e requisitos específicos. Implementação e operação de Sistemas Integrados de Gestão: ambiental, qualidade, saúde e segurança ocupacional, segurança no Trabalho e Saúde Ocupacional e Normas OHSAS 18001 e NR 10.

9.10 – Sistema da Qualidade

Conceitos básicos do modelo de gestão baseado na qualidade total - GQT. Evolução do conceito e processo da qualidade. Análise, padronização e melhorias de processos.
Ciclo PDCA. Ferramentas clássicas para o gerenciamento de processos. Métodos de gestão específicos. Normas ISO. Prêmio Nacional de Qualidade. PNQ como estratégia competitiva e modelo sistêmico para implantação da GQT. Estratégia e etapas para implantação da GQT. Resistência e fatores críticos de sucesso.

9.11 – Administração , Planejamento e Gestão da Manutenção

Gestão Estratégica da Manutenção,Gerência, Indicadores; Tipos de Manutenção – Caracterização, Aplicação, Custos, Benchmarting na Manutenção, Exemplos de Benchmarting – Indicadores nacionais e internacionais, Avaliação e Diagnóstico da Manutenção – Pontos Fortes e Pontos a Melhorar ,Detectados nas Empresas Nacionais.
.
9.12 – Técnicas Modernas de Manutenção Preventiva

Análise de Vibração, Análise de Corrente, Análise de Fluxo Magnético, Análise de Tensão - Corrente Parasita no Eixo do Motor, Análise Termométrica, Análise
Termográfica, Análise de Óleo, Ensaios não Destrutivos, 9.13 – Gestão da Capacidade de Produção e Manutenção
Planejamento da Capacidade de Produção e Serviços de Manutenção. Previsão de Demanda de Serviços e de Produtos. Avaliação de Ponto de Equilíbrio,
dimensionamento de Pessoas e Equipamentos, Planejamento de Agregado, plano de mestre e avaliação de integração.

9.14 – TPM - Manutenção Produtiva Total

Objetivos do TPM – As Seis Grandes Perdas – Perdas Crônicas e Perdas Esporádicas – Efeitos Tangíveis do TPM – Efeitos Intangíveis do TPM – Resultados Obtidos por Empresas com o TPM – Eficiência Operacional Global – Os Oito Pilares do TPM – Os “5 S” – As Doze Etapas dos Programas de TPM – Recomendações Conclusivas – Exercício de Melhoria de Efetividade – Exercício de Considerações de Base de Dados.

9.15 – Método para Análise de Falhas

  • Apontamento e Registro de falhas de manutenção. Analise de modos e efeitos de falhas.
  • Vida útil de equipamentos, componentes e dispositivos. Previsão de falha ou Quebra.
  • Falha pontual e recorrente, Parada para manutenção.
  • Elaboração e implantação de Planos de manutenção (em função da demanda operacional e do custo de manutenção).
  • Cronograma físico e financeiro. Alocação de recursos humanos e financeiros.
  • Planejamento, acompanhamento e controle de projetos. Lições aprendidas.

9.16 – Manutenção Centrada na Confiabilidade

Paradigmas relacionados à gestão de ativos. A importância da gestão do conhecimento na Engenharia da Confiabilidade e na Manutenção. Etapas do Processos de Implantação e Auditoria. Otimização dos Intervalos Iniciais e Agrupamento das Tarefas de Manutenção.

9.17 – Matemática Financeira

Relação Fundamental e Taxas de Juros. Regime de Juros Simples. Calculo de taxas simples, valor atual e montante. Regime de Juros Compostos. Equivalência de taxas e capitais. Calculo do valor presente e valor futuro. Série Uniformes de Pagamentos.
Sistemas de Amortização. Tabela Price e Sistema de Amortização Constante. Método de Análise de Fluxos de Caixa. Desconto racional composto e Desconto comercial.

9.18 – Gestão de Processos e Indicadores de Desempenho

Ferramentas de Análise e Avaliação do Valor Agregado (AVA). Competitividade, Estratégias, Avaliação e Medição de Desempenho. Desdobramento das Diretrizes e Estruturação da Avaliação logística. Estrutura dos Indicadores de Desempenho logísticos. Etapas da Estruturação e Avaliação dos Resultados. Estruturas de sistemas de medição e avaliação já propostos: TOC, STP e BSC. Estruturas flexíveis de medição e avaliação de desempenho.

9.19 – High Performance Management - HPM

Relaciona a situação atual da gestão, com perspectivas futuras, fazendo uma avalição das ferramentas disponíveis e como o curso de MBA pode ajudar no desenvolvimento e alta performance das organizações.

10 – Corpo Docente Titular

Ricardo Carreira – Doutorando em Global Management, Mestre em Gestão de Empresas, Especialista em Projetos, consultor com forte atuação na área pública e privada, professor titular da Universidade Federal do Maranhão e Professor convidado da FAENE Faculdade de Negócios.

Péricles Barros – Mestre em Gestão de Empresas - Diretor da Internacional Marítima, atuou por 20 anos no grupo Alumar nagerência de pessoas e é Consultor com atuação na área pública e projetos portuários. Professor Convidado da FAENE Faculdade de Negócios.


Valeska Trinta – Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão, graduação em Economia pelo Centro Universitário do Maranhão e Mestrado em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão com ênfase em Ciência da Computação. Tem experiência na área de Gestão de TI e Negócios; atuando principalmente nos seguintes temas: comércio exterior, gestão empresarial, planejamento urbano, gestão da qualidade, relações interpessoais, educação corporativa.

Fábio Antônio da Silva Arruda – Mestrado em Administração; Especialista em Gestão de Saúde & Segurança do Trabalho; Especialista em Engenharia de Produção; Especialista em Gerenciamento de Projetos; MBA Executivo em Gestão de Pessoas; Bacharel em Administração de Empresas; Supervisor de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente na empresa Vale S/A; Auditor de programas de certificações de empresas em SGI (Sistema de Gestão Integrada); Coach com certificação internacional pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coach); Coautor dos livros “Coaching: A solução” e “Capital Intelectual” ambos pela editora Ser Mais.

Luiz Carlos Nunes – Graduado em Controladoria-CEUMA,especialista em Sistemas Minero-Metalúrgicos com ênfase em Gestão da Manutenção pela UFOP, MBA em Qualidade e Produtividade pela Faculdade de Negócios – FAENE, especialista em Logística Portuária pela UFMA. Atualmente trabalha como Supervisor de Processos Operacionais na área de Pátios de Estocagem e Embarque do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira-VALE.

George Barbosa – Doutorado em Global Management, Mestrado em Gestão das Organizações, Cidadão americano, com 40 anos desenvolvendo atividades nos EUA, ex-reitor da universidade de Maryland, professor convidado da FAENE Faculdade de Negócios.

Adriana Araújo – Mestra em Administração pela PontifíciaUniversidade Católica de Minas Gerais em parceria com a Fundação Dom Cabral. Pós-graduada no Executivo MBA pela Fundação Dom Cabral/MG e em Gestão de Recursos Humanos pela Unigranrio/RJ. Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão e em Direito pelo Uniceuma/MA. É professora universitária na UFMA - Universidade Federal do Maranhão em São Luís - MA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas adquiridas pela vivência de 20 anos em Atividade Técnico-Profissional em multinacional de mineração e logística e consultorias. É voluntária na Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH - Seccional Maranhão desde 2011.

Anderson Miranda – Doutorando em Global Management pelo Instituto Universitário de Lisboa, Mestrado Gestão Empresarial,Graduado em Turismo pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, pós-graduado no MBA Internacional em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, Berkeley University e Ohio University). Professor titular da UFMA, professor convidada da FAENE Faculdade de Negócios, consultor e palestrante com ênfase em jogos de empresas, estratégia e inovação.

Paulo Victor Fleming – Paulo Fleming é PhD em Tecnologia Industrial, pela Universidade de Bradford (Grã-Bretanha), mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 1984 também atua como consultor em Engenharia de Confiabilidade. É professor convidado dos Programas de Pós-Graduação ENE. Salvador - BA

João Maurício Carvalho Beserra – Mestre em Administração e Controladoria, Especialista em Marketing de Relacionamento e Administrador de Empresas, palestrante e consultor para área de marketing e novos mercados

Carlos Sanches – Pós-Doutor em Engenharia de Produção, Doutorado em Engenharia de Manutenção, Mestrado Qualidade e Coordenador de Pós-Graduação da UNIFEI - Itajuba - MG.

Ruth Pinho – Mestre em Auditoria, Professora Titular da UFC - CE, autoria do livro Fundamentos de Auditoria Editora Atlas. Fortaleza - CE

Luiz Carlos Acetti – Doutor em Direito Ambiental e Mestre em Direito Tributário, consultor para área ambiental em diversas empresas do segmento de mineração e agrícola – São Paulo - SP

Fernando Trigueiro – Doutorando em Estratégias Corporativas, Mestre em Qualidade e Consultor de várias empresas no Brasil – Recife – PE

Marcelo Oliveira – Mestre em Gestão de Negócios, Gestor executivo com experiência de 15 anos, professor titular MBA FAENE – São Paulo - SP

Ronaldo Lacerda – Mestre em Engenharia de Transportes, Especialista em Gestão Logística e Consultor na área Distribuição e Planejamento de transportes – Recife - PE

Kazhuiro Shiraishi –Especialista em Estatística, Especialista em Matemática avançada, autor do livro Estatística Básica editora Érica. São Paulo - SP

Fabiano Lopes – Mestre em Controladoria, Especialista em Auditoria e Especialista em Direito Tributário. Advogado e Contador

Solange Lopes – Especialista em Seleção e Recrutamento e Diretora da Labore recursos humanos, atua como professora dos programas de MBA da FAENE Faculdade de Negócios.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Faculdade de Negócios Excellence apresenta o Projeto DOAR, um evento executado anualmente com ajuda de doações pelos alunos e empresas parceiras.

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